História e evolução do Jeans
Hoje em dia o jeans é o mais democrático, mais acessível e mais certeiro tecido já inventado.
O jeans é usado em qualquer ocasião, é atemporal , é perfeito!
Tudo começa em 1567, surgiram os termos “genoese” e “genes” para se referir às calças usadas pelos marinheiros da cidade de Gênova. Elas eram fabricadas na cidade de Nimes, na França.
Em 1792, a indústria têxtil de Maryland, nos Estados Unidos, popularizou o uso de um tecido de algodão trançado que chamaram de “denim” por ser semelhante ao tecido fabricado em Nimes (o nome “tecido de Nimes” acabou sendo abreviado para apenas “denim”).
O empresário alemão Levi Strauss, ao não conseguir vender seus tecidos na Califórnia por saturação do mercado, teve a ideia junto com o Californiano Jacob Davis, fazer uma roupa para os mineradores do oeste americano, criando um novo uso para o tecido: a fabricação de calças, que eram mais resistentes que as calças então usadas pelos garimpeiros.
A primeira calça jeans foi patenteada pelo alemão Levi Strauss e o Californiano Jacob Davis em 1837, quando surgiu como uma roupa para os mineradores do oeste americano.
No início, foi uma experiência. Levi Strauss confeccionou duas ou três peças reforçadas com a lona que possuía, deu-as aos mineradores e o sucesso foi imediato. Altamente resistente, as peças não estragaram com facilidade.
Estava criado o jeanswear, o estilo reforçado de confecção, o qual foi, originalmente, destinado a roupas de trabalho.
Em 1860, foram adicionados botões de metal. Os rebites de reforço foram patenteados em 1873 por Levi Strauss e Jacob David.
Utilizaram-se tachinhas de cobre para tornar mais resistentes os bolsos ao peso colocado neles. Os pontos críticos das calças foram reforçados, tornando-as mais duráveis.
O primeiro lote das calças tinha, como código, o número 501, que acabou nomeando o modelo mais clássico da empresa. Em 1886, foi adicionada a etiqueta de couro usado até hoje.
O que podemos chamar de verdadeiro jeans é o de coloração azul, que surgiu por volta de 1890, quando Levi Strauss decidiu tingir as peças com o corante de uma planta chamada Indigus, dando-lhes a cor pela qual o jeans é hoje conhecido.
O jeans só passou a ser utilizado no dia a dia no século XX, quando teve seu uso popularizado pelos caubóis dos filmes, pelos soldados americanos na época da Segunda Guerra Mundial, por astros do cinema e da música como James Dean, Marilyn Monroe, Marlon Brando e Elvis Presley e pelos hippies como símbolo de contestação e rebeldia.
Foi só na década de 1970 que Calvin Klein coloca o jeans na passarela, sendo o primeiro estilista a inovar com este feito. Podemos considerar que o grande feito do jeans foi o caráter democrático do produto para a moda: tanto um simples operário quanto pessoas ricas usam o tecido azul.
O jeans só chegou a conquistar o restante da população após a proliferação social do seu conceito como roupa despojada e do cotidiano, sem perder seu charme e elegância.
A partir desse momento se inicia a fabricação de diversas idéias com o jeans, como jaquetas, camisas, sapatos, bolsas, carteiras, colares, pulseiras, que são usadas até o dia de hoje, de acordo com a moda proposta para a estação.
A cada ano nas passarelas é inserido novos modelos de jeans, que vem acompanhada de diversos acessórios marcando a estação e popularizando ainda mais o famoso e queridinho Jeans!
Nos Acompanhe nas Redes Socias
Nos acompanhe no Facebook e no Instagran. Será um prazer tê-la como seguidora e acompanhando as novidades! Ficamos felizes que chegou até aqui e leu este arquivo. Clique aqui e deixe o seu e-mail na home do site, que enviaremos um cupom de desconto para você.
Até a próxima matéria!
Fernanda Falcão
Fonte : https://pt.wikipedia.org e @pinterest