A DÉCADA DO GLAM ROCK, DO ESTILO DISCOTECA E DO PUNK
O visual dos anos 1970 foi inspirado no movimento hippie. Peças como vestidos, acessórios e calças boca de sino eram vistas com frequência.
O cenário musical também influenciou o vestuário da década de 1970 . A androginia, o Punk e a discoteca foram alguns dos estilos vistos nas ruas.
O caso do movimento Punk é curioso. Apesar de se opor à sociedade de consumo, muitos estilistas se inspiraram em peças e acessórios utilizados por seus simpatizantes.
Tachas, camisetas grafitadas, roupas pretas de couro, coturnos e alfinetes deixaram de ser exclusividade dos punks.
A década de 1970 também assistiu uma maior presença de estilistas de diversas nacionalidades no cenário da moda.
O estilo glam rock
A teatralidade e excentricidade na história da moda surgiu a partir do glam rock.
O movimento surgiu no começo da década de 1970 na Grã-Bretanha e após 1976 com o movimento da discoteca nos Estados Unidos.
Lantejoulas e collants justos eram peças vistas em ambos os movimentos, porém o glam rock é considerado o mais exuberante.
Artistas britânicos como Elton John e Marc Bolan eram legítimos representantes do movimento glam rock.
A androginia de David Bowie que usava looks desenhados pelo estilista japonês Kansai Yamamoto também influenciou o estilo glam rock.
Sapatos plataformas, mullets tingidos a mão, vestidos estampados e pinturas facial e corporal compunham o look da época.
O estilo discoteca
O auge do movimento discoteca ocorreu no final da década de 1970.
A música latina, o funk e o soul influenciaram a moda.
Tops tomara que caia de lantejoulas, blusas halter neck (tipo de decote que valoriza o colo feminino) de lurex e calças justas eram vistas com maior frequência.
Outro produto cultural que influenciou a moda foi certamente o filme “Os embalos de sábado à noite” de 1977, protagonizado por John Travolta.
O filme colaborou para a disseminação do estilo discoteca.
As ruas foram tomadas por tecidos elásticos sintéticos, vestidos de spandex (tecido com muita elasticidade) e sapatos de salto alto usados com meias curtas.
O glam rock e a discoteca tiveram seu fim anunciado com o surgimento do movimento Punk rock em 1976.
O movimento Punk rock
Londres é considerada o berço do fenômeno Punk rock, apesar das influências musicais terem surgido nos Estados Unidos, mais precisamente em Nova York.
O projeto do movimento Punk consistia na reunião de elementos como música alta e agressiva com roupas de mesmo caráter agressivo.
As características principais do movimento são a indignação, a auto expressão e a experimentação.
A No cenário musical, a banda Sex Pistols se destacou.
Apesar das polêmicas envolvendo a banda, as roupas usadas pelos seus membros geravam uma grande curiosidade.
A estilista Westwood incorporou peças como “camisas anarquia”, “camisetas destruição”, “calças bondaje” e “trajes de carrasco”.
As peças de Westwood eram mais intuitivas, uma de suas técnicas era cortar o tecido sobre o próprio corpo relegando o uso de superfícies planas.
Na paleta de cores de Westwood se destacavam o vermelho, o preto, o branco, rosas fluorescentes e o azul. A estampa xadrez também se destacou nas peças da estilista.
Em relação à temática das roupas, ela dava preferência aos temas urbanos modernistas.
A história da moda é fascinante e nós da Bella Falcão amamos moda e estilo. Por esse motivo que a gente vem contando um pouco de tudo que aconteceu no passado da moda e suas influências, hoje contamos um pouco dos anos 70.
Na Semana que vem contaremos da moda dos anos 80, não percam!!!
Na Bella Falcão você encontra as bolsas mais modernas e estilosas.
Venha escolher uma bolsa moderna, diferente e que combine com o seu estilo!
NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAS
Nos acompanhe no Facebook e no Instagran. Será um prazer tê-la como seguidora e acompanhando as novidades! Ficamos felizes que chegou até aqui e leu este arquivo.
Até a próxima matéria!
Fernanda Falcão
Fonte: www.etiquetaunica.com.br