Por volta dos anos 50, Ruth Handler e o seu marido Elliot Handler observavam o comportamento de sua filha Bárbara que brincava apenas com bonecas de papel e normalmente as personificava como sendo bonecas adultas, pois até então todos os bonecos fabricados nos Estados Unidos eram somente representações de crianças.
Ruth sugeriu ao seu marido (um dos fundadores da Mattel) a ideia de criar uma boneca adulta.
Durante sua viagem á Europa em 1959, Ruth conheceu uma boneca alemã chamada Bild Lilli que circulava desde 1955. A boneca tinha as proporções perfeitas para o que seria uma boneca adulta, assim Ruth comprou 3 delas, dando uma para sua filha e usando as outras para servir de base para criação de sua própria boneca.
Quando retornou aos Estados Unidos, Ruth redesenhou a boneca com a ajuda do designer Jack Ryan e deu-lhe o nome de sua filha Barbara, encurtado como Barbie.
A boneca foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, a 9 de Março de 1959, data que também foi oficializada como o aniversário oficial da boneca.
A boneca foi vendida a 3 dólares, nos primeiros exemplares, que teve 340.000 bonecas. A princípio foram introduzidas duas versões dela sendo uma morena e outra loira, mas depois deixaram seu visual sendo loiro definitivamente. Diante do imenso sucesso que a Barbie conquistou no mundo todo, anos depois a Mattel comprou os direitos da boneca Bild Lilli e ela parou de ser fabricada em 1964.
Desde sua criação foram criadas novos modelos de Barbies, com novas roupas, penteados e maquiagens, se tornando mais contemporânea no decorrer dos anos.
Muito em breve também deu início ao desenvolvimento de sua família, em 1961 com a chegada seu namorado Ken, que ao lado de Barbie sempre acompanhou a moda da época, variando o corte do cabelo de acordo com o último estilo.
Em 1963 ela recebeu sua primeira amiga, a Midge (Viky, na versão brasileira) e em 1964 Barbie recebeu sua primeira irmã caçula, a Skipper. Ambas criadas atendendo a pedidos, para evitar uma polêmica de que dizia que a boneca era um símbolo sexual.
Desde o início dos anos 2000, a boneca tornou-se protagonista de uma longa série de filmes em animação vendidos por meio de DVDs, mas também transmitido em canais de televisão.
Influências
A influência da Barbie nos dias de hoje é visível e sem dúvida marcante. Existem sempre comparações e citações da boneca mais vendida do mundo: costuma-se chamar alguém de Barbie por estar vestida de rosa, ou por ser loira e bonita.
Isso prova que a Barbie valorizou uma linha de preocupação com a estética, beleza e ajudou a criar um padrão de beleza.
A moda da boneca influencia a sociedade, pois ela procura sempre simbolizar uma mulher ou moça bonita, inteligente, amiga, companheira e meiga.
Da mesma forma que a moda influencia a boneca com estilo, rigor, vitalidade e elegância. Fazendo bolsas e mochilas, acessórios, roupas e sapatos da boneca mais famosa do mundo.
Fonte: Wikipidia