A moda começa a surgir no início do renascimento europeu, em meados do século XV.
A palavra moda vem do latim modus e significa costume.
A variação da característica das vestimentas surgiu para diferenciar o que antes era igual, usava-se um estilo de roupa desde a infância até a morte.
Na Idade Média, as roupas eram diferentes seguindo um padrão que aumentava segundo a classe social, na ocasião chegou até haver leis que restringiam tecidos e cores somente aos nobres.
A burguesia que não era nobre, mas era rica, passou a imitar o estilo nobre das roupas iniciando um processo de grande trabalho aos costureiros que a partir de então, eram obrigados a produzirem diferentes estilos para diferenciar os nobres, dos burgueses.
Com a revolução industrial, no século XVIII, o custo do tecido diminui bastante, em 1850 com a invenção da máquina de costura o custo do tecido caiu ainda mais, deixando mais fácil e acessível usar roupas mais elaboradas e vistosas, mesmo não sendo da burguesia.
A partir de então, até os mais humildes puderam comprar roupas melhores e se vestirem de acordo com a época.
Mesmo após a facilidade das confecções, as mulheres ainda eram privadas da modernidade continuando a usar roupas sob medida e no padrão.
A partir desta dificuldade, surgiu a alta costura que produziam diferentes estilos por meio de estilistas que inventavam tendências.
E assim os anos se passaram e cada momento da história foi escrito com uma tendência, uma inspiração…
Atualmente para criar um estilo, os estilistas utilizam cinco elementos básicos: cor, silhueta, caimento, textura e harmonia.
A moda influencia não só nas tendências de roupas, sapatos, bolsas e acessórios, influencia nos modelos, nas cores que estarão em alta na próxima estação, influencia diretamente na economia do país, no empoderamento das pessoas e no bem estar de todos.
“A Moda sai da Moda, o Estilo Jamais!” Coco Chanel
NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAS
Nos acompanhe no Facebook e no Instagran. Será um prazer tê-la como seguidora e acompanhando as novidades! Ficamos felizes que chegou até aqui e leu este arquivo.
Até a próxima matéria!
Fernanda Falcão
Fonte : https://brasilescola.uol.com.br/ o-surgimento-moda