No começo de Março, apareceu o caso de duas brasileiras presas na Alemanha por tráfico de drogas internacional, após terem a etiqueta das suas malas trocadas, isso reacendeu um alerta: como se proteger contra esse tipo de crime?
Vocês devem ter acompanhado o caso, viram que funcionários terceirizados do Aeroporto de Guarulhos agiram na área de segurança que tem acesso restrito, mesmo diante das câmeras de segurança que flagraram toda a ação.
Mesmo negando que as malas eram suas, as brasileiras foram detidas pela polícia alemã e ficaram presas mais de um mês.
Após esse caso, a concessionária que administra o Aeroporto de Guarulhos deve reforçar o esquema para evitar novas situações parecidas. Em nota, a GRU Airport afirma que “quando ocorre um incidente, se reúne com as autoridades policiais para discutir melhorias nos protocolos de segurança”.
A PF também confirma que precisa melhorar a segurança. “Existe uma atuação permanente da Polícia Federal dentro dos aeroportos, mas a divisão de trabalho é muito delineada.
Com certeza, esse caso emblemático nos traz uma provocação necessária de revitalização desses sistemas de segurança”, disse Marcela Rodrigues, superintendente da Polícia Federal em Goiás, segundo matéria do Estadão.
Como se proteger contra golpes
A verdade é que não há uma forma única para se proteger contra os golpes e possíveis crimes e você não consegue fazer uma viagem longa levando apenas uma mala de bordo, mas temos algumas dicas para lhe proteger contra golpes de troca de malas nos aeroportos que podem lhe ajudar:
1.Tirar fotos e gravar vídeos do despacho da bagagem – Mostrando que a mala é sua , mostrando sendo despachada já com a etiqueta da companhia aérea mostrando todos os dados da etiqueta, se tiver algum detalhe na mala destaque na filmagem vai fazer a diferença;
2. Conferir a etiqueta e o peso da mala – Essa é uma informação importante e nem sempre as companhias imprimem, mas você pode pedir;
3. Guarde o comprovante de despacho da mala até o destino final – Ele é o seu comprovante que garante qualquer perda ou problema com a sua bagagem;
4. Usar um dispositivo de rastreamento – Cada vez mais os passageiros têm usado um dispositivo de localização em suas bagagens despachadas, como é o caso do Apple AirTag ou do Samsumg SmartTag.
5. Manter as malas sempre ao seu alcance – Essa dica vale tanto para a bagagem despachada quanto para a bagagem de mão, nunca tire os olhos da sua mala nos aeroportos, ou qualquer outro local durante a sua viagem.
Criminosos se aproveitam de descuidos para colocar substância ilícita em malas, e você só vai perceber algo diferente quando abri-la ou quando passar por uma inspeção policial. Fique atento.
6. Trancar e identificar a sua bagagem – a primeira dica de qualquer viagem antes de embarcar é trancar a mala com um bom cadeado. Algumas malas mais reforçadas já vêm com um melhor sistema de segurança. Incluir uma identificação com nome e telefone de contato dentro e fora da mala.
7. Ter uma mala diferente das ‘normais’ – Pode reparar que na esteira dos aeroportos a maioria das malas são pretas. Prefira malas coloridas ou malas com detalhes coloridos.
Com essas dicas você ficará mais segura e com mais informação para não se pega de surpresa em um aeroporto com suas malas.
Na Bella Falcão você encontra malas de bordo da Samsonite, uma marca com mais 100 anos de tradição em malas de viagem!
NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
Nos acompanhe nas redes sociais, Facebook e Instagran. Será um prazer tê-la como seguidora e acompanhando as novidades!
Ficamos felizes que chegou até aqui e leu nossa matéria!
Até a próxima!